Guia de Eventos Infantis
(31)99871-5317
(31)3456-1800
CADASTRE-SE
Receba nossos artigos e matérias

Notícias » Atividades recreativas: Brincadeiras para dentro de casa


03/11/2013

Fonte: OMO

Morar em cidade grande tem seus prós e contras. Existe uma variedade muito maior de atividades para fazer com as crianças como peças de teatro e musicais, museus, salas de cinema, parques verdes e muitas outras. O problema é que sair com as crianças todo final de semana pode acabar ficando caro, porque além dos ingressos, também se gasta com transporte e alimentação. Mas isso não significa que os pequenos tenham que passar horas a fio em frente à televisão ou à tela do computador. Mesmo os pais que moram em apartamentos pequenos podem entreter as crianças com brincadeiras recreativas divertidas, práticas e que não exigem o uso de grandes espaços. Por isso, escolhemos algumas brincadeiras gostosas de fazer com crianças dentro de casa. Não podemos garantir que não sobrará uma baguncinha básica no final, mas tomando os devidos cuidados com móveis e outros objetos da casa vale muito a pena deixar as crianças livres para tentarem coisas novas e se divertirem sem medo de se sujar:

 

1. Escrever seu próprio livro:

Mesmo as crianças que ainda não souberem ler ou escrever podem criar seus próprios livros. Ajude os pequenos a criarem livros com as páginas em branco e deixe-os livres para ilustrá-los como quiserem. Depois, as crianças que ainda não souberem escrever podem ditar a historinhas que criarem. Esses livrinhos serão ótimas lembranças no futuro.

 

2. Piquenique dentro de casa:

Escolha uma lugar confortável em sua casa e coloque uma toalha de mesa no chão para curtir um almoço leve e saudável com os pequenos. Você também pode deixar as crianças ajudarem a preparar lanches simples como frutas cortadinhas, sanduíches naturais ou bisnaguinhas recheadas. Para tornar a ocasião ainda mais especial inclua bolos saudáveis, que as crianças também podem ajudar a preparar. Essa é uma ótima maneira de sair da rotina e passar um tempo de qualidade com as crianças.

 

3. Escrever cartas para o amiguinho:

Com o uso generalizado da Internet, escrever cartas à moda antiga já não é uma atividade muito comum. Ajude as crianças a escreverem uma carta para os avós, primos ou amiguinhos. As cartinhas ficarão ainda mais especiais se as crianças fizerem o seu próprio papel.


 

4. Pinturas com bolas de gude:

O legal dessa brincadeira é que as crianças não têm quase nenhum controle sobre o resultado dessa pintura e por isso elas ficarão surpresas com suas criações. Além disso, o efeito final é muito bonito e o processo de criação, divertido. Antes de começar, cubra a mesa ou tapetes com um pano ou lençol para evitar manchas de tinta. Coloque tinta guache em vasilhas rasas, apenas a quantidade necessária para cobrir o fundo do recipiente. Jogue dentro da vasilha algumas bolinhas de gude. Coloque um folha de papel dentro de uma caixa de maneira que ela cubra todo o fundo e a folha não tenha espaço para se mover. Ajude as crianças a “pescarem” as bolinhas de gude com uma colher (ou para resultados ainda mais divertidos, com as próprias mãos) e as jogue dentro da caixa. Sacuda a caixa para os lados fazendo as bolinhas correrem sobre a folha. As bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito “teia de aranha”.

Quais são as brincadeiras para dentro de casa preferidas dos seus filhos? Comente e participe.

Voltar